A COP30, que será realizada em Belém, no coração da Amazônia, trará desafios e oportunidades para o Brasil, especialmente no setor agropecuário. Em seu artigo publicado no Broadcast+, o sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo Lima, destaca o evento como uma oportunidade única para o agro brasileiro demonstrar sua força e relevância.
“A COP30 será uma grande oportunidade para o agronegócio brasileiro se destacar, evidenciando suas contribuições para os objetivos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. No Brasil coexistem vários sistemas produtivos que dependem de inovação, suporte e financiamento”, pontua Lima.
Ele ressalta que o agro brasileiro terá oportunidade de mostrar suas múltiplas contribuições, envolvendo agropecuária, biocombustíveis, biogás, biometano, biodiesel, energia eólica, fotovoltaica, tecnologias que permitem a descarbonização de processos industriais e de tratamento de dejetos.
Além disso, temas essenciais para os debates incluirão o papel das florestas nas agendas climática e de biodiversidade, o papel dos biocombustíveis como soluções que contribuem com a descarbonização do setor de transportes, a agropecuária de baixo carbono, a segurança alimentar, o financiamento climático e os indicadores de adaptação.