Artigo de Leila Harfuch e Priscila Souza na Globo Rural

O Plano Safra 2024/2025, a ser lançado em junho, é uma oportunidade única para o Brasil liderar a produção sustentável de alimentos. As especialistas Leila Harfuch, sócia-gerente da Agroicone e Priscila Souza, especialista do CPI-PUC/Rio defendem que “é o momento para definir, nas políticas de crédito e de seguro rural reunidas pelo plano,  requisitos socioambientais e incentivos que promovam uma agropecuária produtiva, moderna, de baixo carbono e resiliente às mudanças do clima.” Ambas colideram a Força-Tarefa Finanças Verdes da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.

Além disso, os eventos climáticos extremos, cada vez mais recorrentes, também são destacados no texto. Para as autoras, é necessário que o Plano Safra promova a integração da gestão de riscos dos sistemas produtivos, para que, assim, os produtores possam ter recursos para reinvestir em suas propriedades.

Com essas medidas, o Plano Safra pode impulsionar a jornada rumo a uma agropecuária mais sustentável. Vamos acompanhar e torcer para que o plano abra novas oportunidades para o setor!

Para ver o artigo completo, acesse aqui

Compartilhe: