Em um artigo para a Cadernos Adenauer, revista sobre política, economia e sociedade da Konrad Adenauer Stifung, organização Alemã, Rodrigo Lima, sócio diretor e Sabrina Borba, pesquisadora da Agroicone debatem sobre as interfaces entre comércio e meio ambiente e traçam um paralelo com o papel da agropecuária brasileira na agenda de comércio e desenvolvimento sustentável.
Os autores propõem uma maior coordenação entre as organizações internacionais com o objetivo de aprofundar formas de inserir o comércio a serviço das ações climáticas.
Para Rodrigo e Sabrina, “A agropecuária brasileira tem um papel central na agenda de desenvolvimento sustentável. A perspectiva de segurança alimentar, que exige ampliar a produção, precisa agregar cada vez mais indicadores ambientais e sociais. A possibilidade para recuperar áreas degradadas e transformá-las em áreas de elevada produtividade, diversificar os produtos cultivados, favorecer a integração entre culturas, o que potencializa a fertilidade do solo e o controle de pragas, são indicadores inerentes ao desenvolvimento sustentável da agropecuária”
Leia o artigo completo, acesse aqui o PDF.