Os impactos do aquecimento global na agropecuária são cada vez mais presentes em todas as regiões do mundo. Os desafios que cada país enfrenta e as estratégias que pretendem adotar para tanto dependem de ações e políticas relacionadas a implementação das NDCs (contribuições nacionalmente determinadas).
Em artigo assinado por Rodrigo Lima, sócio-diretor e Sabrina Borba, pesquisadora ambos da Agroicone abordam sobre perspectivas do Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Plano ABC+), aprovado pelo Brasil em 2021 e da 28ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP28) além de um debate sobre o mercado de créditos de carbono e como isso afeta a agricultura.
Segundo Rodrigo e Sabrina: “A iminente aprovação de um mercado de carbono no Brasil precisa levar em conta a oportunidade de estimular a descarbonização da economia e motivar o desenvolvimento de projetos que gerem inovação e geração de créditos de carbono. A integração do futuro mercado nacional ao mercado internacional será de fundamental importância a fim de potencializar o alcance das reduções de emissão e de projetos que promovam desenvolvimento sustentável”
Acesse o artigo completo:
PORT: https://www.landinnovation.fund/pt/noticias/plenaria-lif-carbono-agroicone
ESP: https://www.landinnovation.fund/es/noticia/plenaria-lif-carbono-agroicone
ENG: https://www.landinnovation.fund/en/news/lif-forum-carbon-agroicone