As pontes entre a COP27 e a COP15

Os resultados alcançados na COP27, que terminou em Sharm El-Sheikh, no Egito, evidenciam a necessidade de ações mais firmes para descarbonizar a economia. Ainda que todas as metas submetidas ao Acordo de Paris sejam cumpridas, estima-se que o aumento de temperatura deverá chegar a 2.9°C, trazendo uma infinidade de impactos, especialmente para países e populações mais vulneráveis.

Um acordo importante alcançado na COP27 foi a criação de um fundo de financiamento para perdas e danos causados pelo aquecimento global, além dos compromissos e acordos paralelos à agenda formal – entre eles o Forest and Climate Leaders Partnership (FCLP) e o Acordo entre Brasil, Indonésia e a República Democrática do Congo para criar um mecanismo de financiamento voltado para a conservação das florestas.

Enquanto se busca compreender os resultados práticos da COP27, vale destacar que, em dezembro, ocorrerá a 15ª Conferência das Partes (COP15) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), em Montreal

O sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo C. A. Lima, analisou as convergências de agenda entre clima e biodiversidade e as contribuições que o Brasil pode dar ao mundo, em artigo para o Broadcast Agro, da Agência Estado.

Leia o artigo.

 

Compartilhe: