Brasil busca investimentos internacionais para recuperar pastagens de baixa produtividade

O Ministério da Agricultura e Pecuária apresentou a governos, bancos de investimentos e fundos soberanos do Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Emirados Árabes uma proposta para recuperação de pastagens de baixa produtividade, que visa intensificar a produção de alimentos de forma sustentável. Reportagem da Globo Rural traz informações detalhadas pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais da pasta, Roberto Perosa.

O site do Ministério também informa que o programa prevê investimentos de aproximadamente U$ 120 bilhões em 10 anos, e visa recuperar até 40 milhões de hectares de áreas de pastagens degradadas ou com baixa produtividade e alta aptidão para a agricultura, utilizando técnicas atrativas de agropecuária sustentável.

O sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo C. A. Lima, afirmou nesta reportagem que a medida deve ser bem estruturada, com métricas de mensuração definidas e tem o potencial para se tornar a maior política de agricultura de baixo carbono do mundo, incorporando áreas com potencial de produtividade à produção de alimentos e energias renováveis, levando tecnologia e assistência técnica para o campo e desestimulando a conversão de novas áreas.

Espero muito que a gente consiga ter esse plano até a COP 28, que acontecerá em Dubai, em novembro, e usar estrategicamente para agregar sustentabilidade na agropecuária brasileira, muito financiamento externo e para ajudar o pequeno produtor a melhorar”, disse Rodrigo.

Leia a matéria do Globo Rural.

Se preferir, clique aqui para baixar o PDF.

Imagem: Wenderson Araujo – CNA

Compartilhe: