Comércio Internacional e Meio Ambiente na 13ª Conferência Ministerial da OMC

A relação entre comércio internacional e desenvolvimento sustentável permeou as discussões do Fórum Público da Organização Mundial do Comércio (OMC), que foi realizado em Genebra entre os dias 12 e 15 de setembro de 2023.

Como outras organizações multilaterais, a OMC está em crise, o que se deve a vários fatores: a pandemia e a guerra que exacerbaram o protecionismo, a explosão do comércio eletrônico e das tecnologias digitais, a proliferação de medidas com fins ambientais, as barreiras contrárias ao funcionamento do Órgão de Solução de Controvérsias, as disputas geopolíticas e a expansão de acordos regionais de comércio.

O sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo C. A. Lima, participou desse evento, e contribuiu com um estudo sobre padrões e regulamentações para potencializar a agricultura sustentável e o comércio internacional, que foi usado como referência para as propostas apresentadas pelo Remaking Global Trade for a Sustainable Future Project durante o Fórum. Esse projeto parte da premissa de que o sistema multilateral de comércio deve fornecer os bens públicos globais necessários para promover um futuro sustentável em todos os três pilares do desenvolvimento sustentável: progresso econômico, ambiental e social.

Rodrigo redigiu um artigo para a Agência Estado sobre os principais desafios da OMC observados neste encontro e as contribuições brasileiras para as relações multilaterais do comércio. “O Brasil tem uma fabulosa bagagem de softpower para contribuir com esses objetivos. A habilidade em lograr apoio de importantes países para uma pauta de reformulação da OMC que alie comércio em prol de desenvolvimento, com uma ótica inclusiva e de cooperação, exige ações contundentes do país e do setor privado”, afirmou ele.

Leia o artigo Comércio Internacional e Meio Ambiente na 13ª Conferência Ministerial da OMC.

Compartilhe: