Como fazer a transição energética no setor de aviação

O setor de aviação civil assumiu, globalmente, o compromisso de zerar emissões de carbono até 2050. Para isso, é preciso investir em pesquisa e desenvolvimento para viabilizar a produção comercial dos combustíveis sustentáveis de aviação (SAF – na sigla em inglês) em substituição ao querosene de aviação, de origem fóssil. A Agroicone tem contribuído com o setor nesse desafio com a produção de estudos e participação em fóruns internacionais.

Com intuito de promover um debate entre pesquisadores e representantes dos setores público e privado, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no âmbito do Programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) realizou a mesa redonda BIOEN SAF – Biocombustíveis para aviação.

No evento promovido pela FAPESP, a sócia e pesquisadora sênior da Agroicone, Luciane Chiodi, participou do Painel Tecnologias, Potencial de Produção, e destacou a necessidade de incentivos governamentais, no âmbito federal e dos estados, para promover a transição. A pesquisadora da Agroicone, Marjorie Mendes Guarenghi, participou do Painel Aspectos Regulatórios, Sustentabilidade, Tecnologias de Uso, e destacou o peso que o Brasil pode desempenhar nas negociações internacionais e a necessidade de sinergia com outros países emergentes.

O evento “BIOEN SAF Biocombustíveis para aviação” está disponível na íntegra no canal Youtube da Agência Fapesp.

Compartilhe: