Recentemente, o estudo Contribution of double-cropped maize ethanol in Brazil to sustainable development desenvolvido pela Agroicone em parceria com especialistas do MIT, UNICAMP e Dartmouth College e publicado na revista Nature destacou os múltiplos benefícios da produção de etanol de milho de segunda safra no Brasil. A sócia-gerente e pesquisadora sênior da Agroicone, Luciane Chiodi, compartilhou os detalhes em uma entrevista ao programa Agro +.
O estudo revela que essa produção oferece energia renovável e acessível, com uma geração anual adicional de 5 bilhões de litros de etanol e 600 GWh de energia elétrica. Além disso, são geradas 4 milhões de toneladas de insumos para ração animal. Outro ponto de destaque é a contribuição significativa para a redução das emissões de gases de efeito estufa, estimadas entre 9,3 e 13,2 milhões de toneladas de CO2e, além de preservar 160 mil hectares de terra.
Esses resultados mostram como o etanol de milho de segunda safra está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo uma produção mais sustentável e responsável no Brasil. Para mais detalhes, confira a entrevista no link a seguir.