A sócia-gerente da Agroicone, Leila Harfuch, concedeu uma entrevista nesta quarta-feira (12/07) ao programa Planeta Campo, exibido pelo Canal Rural, sobre o estudo “Sustentabilidade na cadeia da carne: caminhos para o Brasil e os aprendizados do P4F”, lançado em junho pela Agroicone em parceria com o Partnerships For Forests (P4F).
Além de trazer relatos de representantes de diferentes elos da cadeia da carne, o estudo analisou dados de produtividade na pecuária brasileira nos últimos cinco anos. “Observamos um avanço em termos de produção de carne por hectare e isso beneficia o meio ambiente especificamente porque usamos o principal ativo, que é a terra, de forma mais eficiente. (…) Existem diferenças entre regiões: o Centro-Oeste, por exemplo, possui uma agricultura mais dinâmica. O fato de o Brasil ter aumentado exportações para a China também pressionou a adoção de boas práticas entre os produtores”, explicou Leila.
Uma das soluções apontadas pelo estudo para promover a produtividade no setor é auxiliar os pecuaristas no acesso ao crédito por meio da disseminação de informação. Questionada sobre o tema, Leila destacou que muito além do acesso em si, é preciso que as demandas por crédito sejam avaliadas e recebam acompanhamento técnico a longo prazo.
“Um terço de todo o volume de crédito rural é alocado para a compra de animais. (…) Ao conceder crédito, é preciso avaliar que benefício isso está gerando na ponta. Para isso precisamos ter um diagnóstico: o que esse produtor precisa? Atrelar recuperação de pastagens, genética animal, nutrição ou tudo isso junto em um pacote?”, sugeriu.
A entrevista completa está disponível no YouTube. Assista abaixo:
Conheça todos os desafios e estratégias acessando o trabalho completo:
- Estudo completo: Sustentabilidade na cadeia da carne: caminhos para o Brasil e os aprendizados do P4F
- Versão em inglês: Sustainability in the beef production chain: a roadmap for Brazil and lessons learned from P4F
- Resumo expandido: Sustentabilidade na cadeia da carne: caminhos para o Brasil e os aprendizados do P4F