O estudo “Sustentabilidade na cadeia da carne: caminhos para o Brasil e os aprendizados do P4F”, lançado no dia 20/06 pela Agroicone e o Partnerships for Forests (P4F), mapeou os principais desafios enfrentados pela pecuária brasileira, com o objetivo de torná-la mais produtiva e sustentável, e identificou estratégias e soluções para superar esses desafios.
Segundo o relatório, para lidar com as principais externalidades ambientais negativas associadas à pecuária, como a baixa produtividade e o desmatamento ilegal, é fundamental incentivar a adoção de tecnologias e boas práticas agropecuárias entre os produtores, assim como dar escala a iniciativas e ações de sustentabilidade produtiva e aprimorar a rastreabilidade e o monitoramento do gado.
Um dos responsáveis pelo estudo, o pesquisador Gustavo Lobo concedeu uma entrevista para a ao jornal o Jornal Agro+ 17 horas, transmitido pelo Canal AgroMais, da Band TV. Segundo Gustavo, a disseminação do conhecimento entre os pecuaristas é essencial para promover mudanças efetivas.
“Identificamos que a atuação no território é fundamental, integrar os diferentes elos produtivos – sejam frigoríficos, varejistas, instituições de apoio à cadeia da carne – para atuar diretamente no campo, levando informação e assistência técnica, reduzindo os custos de transação para a contratação de crédito rural, ao mesmo tempo aproveitando todo esse ecossistema de finanças sustentáveis que vem surgindo no Brasil”, avalia.
Baixe o estudo:
- Estudo completo: Sustentabilidade na cadeia da carne: caminhos para o Brasil e os aprendizados do P4F
- Versão em inglês: Sustainability in the beef production chain: a roadmap for Brazil and lessons learned from P4F
- Resumo expandido: Sustentabilidade na cadeia da carne: caminhos para o Brasil e os aprendizados do P4F