Entrevista: impactos da nova lei da União Europeia contra o desmatamento

Nova lei da União Europeia com aplicação prevista a partir de dezembro de 2024 proíbe importação de produtos oriundos de desmatamento, incluindo madeira, soja, carne bovina, cacau, café, óleo de palma, borracha e derivados.

O sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo C. A. Lima, conversou com a repórter Carla Aranha, do portal Czapp sobre os impactos para a agropecuária brasileira. Ele destacou que os países produtores de alimentos, como o Brasil, precisam conseguir passar informações robustas para os importadores a fim de gerir o risco de desmatamento e evitar barreiras.

“A União Europeia é um grande importador de alimentos e, se não houver um controle do desmatamento associado à produção agrícola, não será possível cumprir metas de descarbonização. Deveríamos usar essa nova lei como uma oportunidade de nos preparamos melhor para uma nova demanda que está surgindo. Países como o Reino Unido e os Estados Unidos também estão se movimentando no mesmo sentido. No futuro, a China também poderá fazer o mesmo. De forma bem resumida, o que a Europa está pedindo é que as leis ambientais sejam respeitadas”, afirmou ele.

Leia a entrevista no portal Czapp.

Imagem – Marcello Nicolato/Instituto Mamirauá

Compartilhe: