Imprensa repercute expedição sobre semeadura direta da Iniciativa Caminhos da Semente 

A Expedição Restauração e Redes de Sementes SP 23, promovida pela Iniciativa Caminhos da Semente entre os dias 11 e 14 de setembro no estado de São Paulo, foi destaque em veículos de imprensa das regiões do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Noroeste Paulista, locais por onde suas rotas passaram.

Coordenada pela Agroicone e pelo Instituto Socioambiental (ISA), a Iniciativa organizou a Expedição com o objetivo de divulgar o método da semeadura direta e promover a troca de experiências entre diferentes atores da restauração ecológica. 

A Expedição mobilizou cerca de 100 representantes de órgãos governamentais, organizações da sociedade civil, empresas, pesquisadores e agentes da cadeia da restauração, percorrendo mais de 2.700 km visitando diversas áreas restauradas por meio desse método, assim como conhecendo de perto as experiências de coletores e redes de sementes que compõem o Redário, organização parceira da Iniciativa.

Confira abaixo as matérias publicadas sobre a Expedição Restauração e Redes de Sementes na imprensa:

  • Jornal Cana: Um dos principais veículos de comunicação voltados para o setor agrícola e ambiental, o Jornal Cana deu destaque à Expedição enfatizando o impacto socioeconômico do método da semeadura direta, bem como a colaboração entre diversas instituições para sua implementação. Além disso, a matéria ressaltou o papel das usinas de cana na preservação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e a expansão do Protocolo Etanol Mais Verde. A expedição visitou várias áreas de restauração, destacando o pioneirismo da Usina São João e seu Projeto Margem Verde. Clique aqui para assistir à reportagem.

  • TV Vanguarda: A TV Vanguarda acompanhou a Expedição em uma visita no assentamento Conquista, em Tremembé, onde entrevistou Edézio Miranda, especialista em restauração ecológica da Agroicone e da Iniciativa Caminhos da Semente, sobre os benefícios socioeconômicos e ambientais da muvuca de sementes. Também destacou o trabalho da Rede de Coletores do Vale do Paraíba e trouxe informações sobre a eficiência do método na região. Clique aqui para assistir à reportagem.

  • Portal CATI: A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) enviou representantes para acompanhar as três rotas da Expedição, o que resultou em uma matéria especial para seu portal. Com relatos de cada um deles, o texto ressalta a importância da semeadura direta para a regularização ambiental de propriedades rurais, a produção de alimentos aliada à restauração, e o empoderamento de comunidades locais. Clique aqui para ler a matéria.

  • Diário da Região: O Diário da Região enviou uma jornalista para acompanhar a Rota do Noroeste Paulista na região de Rio Preto, e destacou em sua matéria as experiências de semeadura direta em propriedades com canas em municípios como Olímpia e Adolfo. Além disso, ressaltou a possibilidade de geração de renda  na restauração ecológica a partir da experiência do Zé da Lena Sementes, empreendimento que comercializa sementes em Laranjal Paulista. Clique aqui para ler a matéria.

Outras leituras recomendadas:

Compartilhe: