Incentivos econômicos e financeiros para implementar o Código Florestal

A Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei 12.651/2012, conhecida como Novo Código Florestal) é um dos instrumentos mais importantes de política pública ambiental do Brasil. Todavia, o país tem um atraso na primeira etapa do processo de regularização ambiental que é a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em diversos estados.

Os desafios para vencer essa etapa e implementar o Código Florestal foram o tema do seminário “Incentivos econômicos e financeiros para a implementação do Código Florestal”, promovido dia 15 de agosto em Brasília pela BVRio, organização que se dedica a desenhar instrumentos de mercado que favoreçam a execução da legislação ambiental, e pelo Observatório do Código Florestal, coletivo formado por organizações da sociedade civil para monitorar a implementação desta política.

A gerente geral da Agroicone, Leila Harfuch, é colíder da Força-Tarefa de Finanças Verdes da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e foi uma das palestrantes desse seminário. Ela participou da sessão “Financiamento rural e instrumentos de mercado” com o painel sobre “Crédito e seguro rural como condicionantes para o cumprimento do Código Florestal”.

O evento foi transmitido ao vivo e está disponível na íntegra do Canal Youtube do Observatório do Código Florestal. Assista a palestra de Leila Harfuch.

Compartilhe: