Lançamento de estudo sobre sustentabilidade na pecuária reúne representantes da cadeia da carne

Aconteceu nesta terça-feira (20/6) no Unibes Cultural, em São Paulo, o lançamento do estudo “Sustentabilidade na cadeia da carne: caminhos para o Brasil e os aprendizados do P4F”, documento elaborado pela Agroicone com apoio técnico e financeiro do Partnerships for Forests (P4F), UK In Brazil, Systemiq e Palladium.

O evento foi iniciado por falas de Marcio Sztutman, diretor da Palladium/P4F na América Latina, e Erika Gouveia, diretora de Financiamento Internacional para Clima do Reino Unido, que destacaram a importância de financiar estudos e iniciativas que proponham soluções positivas para mitigar as mudanças do clima  e apoiar o Brasil a superar seus principais desafios socioambientais.

Após as falas introdutórias, o pesquisador Gustavo Lobo fez uma apresentação sobre os desafios e estratégias identificados pelo estudo para impulsionar a sustentabilidade na cadeia da carne, seguida de uma mesa de debate mediada por Leila Harfuch, sócia-gerente da Agroicone, com representantes dos diferentes elos do setor, entre eles, produtores, frigoríficos, instituições de apoio à cadeia da carne, instituições bancárias e ONGs.

Crédito da foto: Fernanda Pires Guimarães

Participaram do debate João Paulo Franco da Silveira, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Fernando Sampaio, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC); Marcio Sztutman (P4F); Caio Penido do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC); Beatriz Secaf, da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e Lisandro Inakake, do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

Para Leila Harfuch, a mesa de debate foi o maior atrativo do evento pela diversidade de representação: “Quando feito de forma propositiva, o debate de ideias é a chave para conectar os diferentes atores da cadeia e contribuir para que haja sinergia e coordenação de estratégias e ações para objetivos comuns. Além de promover um espaço de difusão de conhecimento a partir da apresentação do estudo, o evento estimulou um diálogo saudável e honesto por parte de todos os presentes, inclusive com ampla participação de representantes de produtores rurais, muitas vezes não incluídos no debate, e para os quais essas estratégias e ações devem ser prioritariamente orientadas”, avaliou.

O estudo está disponível em português e inglês e conta também com um resumo expandido. Para baixar o documento, acesse os links abaixo:

Compartilhe: