Laura Antoniazzi apresenta a iniciativa Caminhos da Semente em evento sobre biomas

Laura  Antoniazzi, sócia e pesquisadora sênior da Agroicone, participou do Bioma SP – o Futuro dos Biomas Paulistanos dia 28 de setembro,  apresentando a iniciativa Caminhos da Semente, uma rede de pessoas e organizações com objetivo de dar escala à restauração ecológica no Brasil, empregando semeadura direta. Desta forma, compartilhou experiências do setor agrícola, procurando mostrar como os aprendizados rurais de restauração podem ser aplicados em áreas urbanas e contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, 15, 16 e 17 . 

  • ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima): A restauração ecológica, promovida pela iniciativa Caminhos da Semente, contribui para o combate às mudanças climáticas ao sequestrar carbono, melhorar a resiliência dos ecossistemas e reduzir os impactos climáticos nas áreas urbanas e rurais.
  • ODS 15 (Vida terrestre): A semeadura direta e a restauração ecológica visam conservar e recuperar ecossistemas terrestres, promovendo a biodiversidade e combatendo a degradação dos solos e a desertificação, essenciais para a preservação dos biomas.
  • ODS 16 (Paz, justiça e instituições eficazes): Ao unir diversas pessoas e organizações em torno de um objetivo comum, a iniciativa promove a governança ambiental e a cooperação entre setores, essenciais para a construção de sociedades mais justas e inclusivas.
  • ODS 17 (Parcerias e meios de implementação): A rede de pessoas e organizações que integram o Caminhos da Semente reflete a importância de parcerias para alcançar resultados de impacto. Ao compartilhar experiências entre setores e aplicar os aprendizados do setor agrícola em áreas urbanas, promove-se uma colaboração multissetorial para enfrentar os desafios ambientais.
Compartilhe: