Nesta semana vai acontecer o Seminário Internacional “Transição Energética no Mar – Desafios e Oportunidades para o Brasil”, nos dias 29 e 30 de abril, promovido pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.
A redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) é uma prioridade global em meio ao desafio de conter as mudanças climáticas. No contexto do transporte marítimo internacional, é crucial atingir o pico dessas emissões o mais rapidamente possível e trabalhar para alcançar emissões líquidas zero por volta de 2050. Este objetivo deve ser perseguido levando em conta as diferentes circunstâncias nacionais, ao mesmo tempo em que se faz um esforço para eliminar as emissões por completo, alinhando-se com a visão e os objetivos de longo prazo estabelecidos pelo Acordo de Paris.
Marcelo Moreira, sócio da Agroicone, vai moderar o Painel “Combustíveis Verdes: principais ações para desbloquear as barreiras à expansão de combustíveis verdes”, que tem como objetivos: (i) Alertar sobre a urgência da transição energética no mar e seus impactos; (ii) Destacar as vantagens competitivas do Brasil na substituição dos combustíveis fósseis por alternativas verdes; (iii) Delinear um Plano Nacional para a Transição Energética no Mar, subsidiando novas políticas públicas e regulatórias; (iv) Articular a constituição de um Comitê de Alto Nível para atuar nessa transição.
Para Marcelo, “É fundamental destacar a urgência e as oportunidades que a transição energética no mar representa para o Brasil. Temos vantagens competitivas e precisamos agir de forma coordenada para desbloquear o potencial dos combustíveis verdes.”
Os painelistas que irão debater os temas são: Peter Jameson, Diretor e Sócio do Boston Consulting Group; Camilo Adas, Superintendente de Estratégia e Transição Energética da Be8; Dr. Joaquim Seabra, Professor da UNICAMP e Dr. Ronaldo Carmona, Professor do FINEP.