Os biocombustíveis têm um papel fundamental para contribuir com a descarbonização do setor de aviação, podendo estar disponíveis já no curto prazo. Com vasto conhecimento tecnológico e alto potencial de disponibilidade de matérias-primas, o Brasil pode ser um dos principais contribuidores para a substituição do querosene de aviação por combustíveis sustentáveis, conhecidos como SAF – Sustainable Aviation Fuels.
A Unicamp e a Agroicone receberam a visita de uma equipe da Boeing do Brasil e dos Estados Unidos para conhecer o projeto SAFmaps e sua equipe.
O SAFmaps é uma plataforma que apresenta mapas e um banco de dados com informações espacializadas sobre as matérias-primas brasileiras mais promissoras para a fabricação de SAF no Brasil, e suas cadeias de suprimento.
A plataforma é de livre acesso, seus dados são públicos e ambos podem ser utilizados como ferramenta de apoio para potenciais investidores na produção de bioquerosene sustentável, para tomadores de decisão, e formuladores de políticas públicas.
O projeto é liderado pela Unicamp, em parceria com a Agroicone, e financiado pela Boeing. O encontro ocorreu na Unicamp, na Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, em 22 de fevereiro. Por parte da Boeing, estiveram presentes Per Beith, Patty Chang-Chien, José Enrique Roman, Eduardo Carrillo de Albornoz-Braojos e Otavio Cavalett. Participaram Arnaldo Walter e Joaquim Seabra ambos os líderes do projeto na Unicamp e João Vitor de Oliveira Maraccini. Marjorie, pesquisadora da Agroicone, esteve presente representando a empresa neste projeto.