Em entrevista recente para o Anuário da Globo Rural, Rodrigo Lima, sócio-diretor da Agroicone, compartilhou sua visão sobre o engajamento do agro brasileiro na agenda climática. O diretor, que participou das conferências da Biodiversidade (COP16), em Cali, na Colômbia, e do Clima (COP29), em Baku, no Azerbaijão, comenta que o setor está cada vez mais consciente da importância de debater a produção e o desenvolvimento sustentável, mas ainda há pontos de melhoria.
Lima reforça que as empresas avançaram em práticas como a adoção de novas tecnologias, utilização de bioinsumos, recuperação do solo e manejo integrado de pragas para maximizar a produtividade e reduzir a necessidade de abertura de novas áreas, mas é preciso entender que a produção sustentável vai além do debate sobre desmatamento. Em sua opinião, a agenda da biodiversidade ainda precisa ser incorporada de maneira mais estratégica pelas empresas. “A agenda do clima já virou mainstream; biodiversidade, não muito. Mas tem uma conexão enorme entre esses conceitos”, diz.
Outro tema em destaque na entrevista é a importância de mostrar os atributos ambientais do agro brasileiro e comprová-los para garantir acesso aos mercados internacionais, que cada vez mais exigem práticas de sustentabilidade. Lima acredita que este ponto também fará grande diferença para diversificar a pauta exportadora para além das oportunidades na China. Lima enfatiza que o Brasil tem um grande ativo em suas tecnologias e práticas de manejo, mas falta visibilidade e organização para mostrar esses avanços de forma coesa e transparente.
Em um cenário em que Donald Trump retorna à presidência dos Estados Unidos e provavelmente tira os EUA do Acordo de Paris, comprovar o que é feito no agro brasileiro, como Plano ABC+, Código Florestal e desmatamento em queda, pode ser um grande trunfo para o país.
“Falar de desenvolvimento sustentável não é uma agenda de ambientalista. É tecnologia na veia, trabalho qualificado, inovação, gerando desenvolvimento, novos empregos, novos negócios” – Rodrigo Lima, sócio-diretor da Agroicone.