O potencial do Brasil para desenvolver combustível verde para aviação

O setor de aviação civil assumiu recentemente o compromisso aspiracional de ser neutro em emissões de carbono até 2050. A principal estratégia para a atingir tal meta é a substituição de combustíveis fósseis por Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAFs), que tem potencial para desenvolvimento no Brasil tanto em razão da disponibilidade de biomassa quanto pela capacidade industrial instalada de aproveitar essas matérias-primas.

As oportunidades do Brasil para o desenvolvimento de combustível verde para o setor de aviação foram o tema de reportagem do jornal Estadão. A repórter Luciana Dyniewicz entrevistou o sócio e pesquisador sênior da Agroicone, Marcelo Moreira, sobre resultados desse estudo e perspectivas para o Brasil no cenário de transição energética do setor.

Marcelo destacou a importância dos investimentos em pesquisa e inovação para alavancar esse mercado no Brasil, bem como a necessidade de regulamentação e políticas de incentivos que poderiam incluir remuneração para redução de emissões, metas de consumo e incentivos tributários. “Começamos a ver o interesse crescer também aqui no Brasil. Temos potencial e podemos ser líderes, principalmente nas rotas de SAF que utilizam biomassa como matéria-prima”, afirma ele.

Outros especialistas ouvidos pela reportagem foram Onofre Andrade (analista de estratégia em sustentabilidade da Boeing), Amanda Gondim (pesquisadora da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis de Aviação), Pedro de la Fuente (gerente sênior de sustentabilidade da IATA Américas) e Carlos Alberto Griner (vice-presidente de sustentabilidade da Embraer).

Leia a reportagem do Estadão.

Saiba mais
A Agroicone desenvolveu estudo sobre o potencial do país para produção desses combustíveis, em parceria a Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB) e Universidade de Campinas (Unicamp). O estudo verificou disponibilidade, localização e potencial das matérias-primas que podem ser usadas para a produção de SAF. Um dos resultados desse estudo foi a contribuição para desenvolvimento da plataforma SAFMaps, que disponibiliza dados geoespaciais sobre produção, custos e logística de matérias-primas desses combustíveis em 12 estados brasileiros.

Conheça o portal SAFMaps.

Leia o estudo sobre SAF realizado pela Agroicone em parceria com a Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB) e Universidade de Campinas (Unicamp).

Compartilhe: