Imagem - Nina Jacobi

Iniciativa Caminhos da Semente inicia seu Plano de Ação

Depois de elaborar um Plano de Ação estratégico, em colaboração com mais de 160 organizações atuantes na restauração florestal no Brasil, a Iniciativa Caminhos da Semente coloca em prática as ações para apoiar a semeadura direta na recuperação da vegetação nativa no Brasil.

Uma das ações importantes são os cursos de capacitação sobre a técnica, com objetivo de aproximar os setores demandantes e os produtores parceiros. Um dos cursos realizados foi o módulo 1 e 2 sobre Recuperação de Vegetação Nativa com o Protocolo Etanol Mais Verde, em uma parceria que envolveu a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e o setor sucroenergético, representado pela União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo – UNICA e pela Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil – ORPLANA.

 

Rodrigo Moises – Canavieiros – 1º Módulo do Curso sobre Recuperação de Vegetação Nativa com o Protocolo Etanol Mais Verde

 

Também foram realizados 14 plantios e 8 dias de campo com produtores rurais e empresas com interesse em restauração, com objetivo de demonstrar e oferecer treinamento sobre o método da semeadura direta. Um desses plantios ocorreu no município de Adolfo (SP) como resultado de uma parceria entre Usina Santa Isabel e AES Tietê. A usina já realizava restauração em suas áreas, porém foi a primeira experiência com a semeadura direta, com o plantio de dois hectares em uma APP (Área de Preservação Ambiental), em torno de uma nascente.

 

Imagem: Nina Jacobi – Preparo das sementes em Dia de Campo com Usina Santa Isabel e AES

 

 

Compartilhe: