As contribuições da agropecuária brasileira para a agenda global de desenvolvimento sustentável são o tema central do livro “Sustainability Challenges of Brazilian Agriculture – Governance, Inclusion, and Innovation”, publicado pela editora suíça Springer.
A gerente geral da Agroicone, Leila Harfuch, e a pesquisadora Gabriela Mota da Cruz contribuíram com o capítulo “Land Sparing and Sustainable Intensification Within the Livestock Sector”, que tratou sobre a importância da pecuária, suas origens e seu desenvolvimento no Brasil.
O sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo C. A. Lima, e a pesquisadora no Insper, Fernanda Kesrouani Lemos, contribuíram para o capítulo “Brazilian Agriculture and the Global Environmental Agenda”, que trata sobre o desafio das nações para enfrentar a mudança do clima e como a agricultura pode ser parte da solução. Nesse capítulo os autores afirmam que “a agricultura brasileira está no centro da agenda ambiental multilateral ao fornecer soluções sustentáveis para mitigar a crise enquanto trabalha na preservação, mitigação das emissões de gases de efeito estufa e melhoria da segurança alimentar em todo o mundo.”
São editores do livro Niels Søndergaard (Universidade de Brasília -UnB), Camila Dias de Sá (Insper), e Ana Flávia Barros Platiau (Universidade de Brasília -UnB). O livro compõe a série “Environment & Policy”, que publica pesquisas sobre políticas ambientais globais e locais.