A Iniciativa Caminhos da Semente tem desenvolvido diversos cursos para ampliar o conhecimento sobre o método da semeadura direta para restauração ecológica. Os cursos estão sendo oferecidos online, em razão da pandemia, para assegurar a qualidade do conteúdo sem riscos para a saúde dos participantes.
Um desses cursos foi feito em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) do Estado de São Paulo,) e vai capacitar mais de 280 técnicos das instituições envolvidas, bem como da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Cobrindo várias etapas do tema “Restauração Ecológica de Vegetação Nativa”, o curso teve parceria com a The Nature Conservancy (TNC) e professores de diversas organizações de pesquisa e prática em restauração.
Está sendo desenvolvido também um curso EAD em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que terá uma carga horária de 24 horas, divididas em 10 módulos relacionados à cadeia da semeadura direta. Esse curso será disponibilizado em ambiente virtual de aprendizagem da Embrapa (E-campo), e terá como objetivos apresentar uma visão geral da restauração ecológica, o método da semeadura direta e aprofundamento dos diferentes meios para sua implementação.
Além disso, foi também produzida a série de vídeos “A semeadura direta como oportunidade para restauração ecológica no setor canavieiro”, como resultado de parceria entre Orplana, Solidaridad Brasil e MudaCana. A série, veiculada no canal do Youtube da Orplana (CanaTube) ao longo de junho e julho, é composta por oito vídeos que abordam questões técnicas relacionadas com a aplicação do método da semeadura direta.
Confira todos os vídeos do CanaTube.