Pesquisadores da Agroicone contribuíram com a publicação do livro “Sugarcane Bioenergy for Sustainable Development – Expanding Production in Latin America and Africa”, da série Routledge Studies in Bioenergy, lançado no final de 2018. Esse livro é um dos produtos do Projeto Temático LACAf (Contribuição de Bioenergia da América Latina, Caribe e África), financiado pela FAPESP e que contribuiu para o projeto Global Sustainable Bioenergy. Esse projeto teve como objetivo criar uma perspectiva robusta e atualizada para o desenvolvimento sustentável de bioenergia na América Latina e África, particularmente considerando o uso de cana-de-açúcar como matéria-prima para a produção de biocombustível e bioeletricidade.
A edição do livro é assinada por Luis A. B. Cortez, Manoel Regis L. V. Leal e Luiz A. Horta Nogueira, pesquisadores da UNICAMP, com a contribuição de 58 cientistas de diversos países. Os estudos de caso que integram a Parte III: “Availability of land and sugarcane potential production” foram elaborados pela equipe de geoprocessamento da Agroicone, que era composta por Karine Costa e Mariane Romeiro até abril de 2019. Marcelo Moreira, sócio da Agroicone, Felipe Haenel Gomes (Pedológica) e Rafael Aldighieri Moraes (UNICAMP) também tiveram coautoria nesse tópico.
O trabalho foi citado pela Agencia Internacional de Energias Renováveis (IRENA) no trabalho “Sugarcane Bioenergy in Southern Africa – Economic potential for sustainable scale-up”, publicado em março. Esse estudo da IRENA analisou o potencial de bioenergia da cana-de-açúcar e os custos de desenvolvimento associados em sete países produtores da África, mencionando o capítulo “Case study: Potential of sugarcane production for Mozambique”, produzido pela Agroicone para o Projeto LACAf.
Para adquirir o livro, clique aqui.