ProFloresta+: Um Marco para a Restauração Florestal no Brasil

Na semana passada (31/03), foi assinado o Protocolo de Intenções do ProFloresta+, programa liderado pela Petrobras e BNDES, com o objetivo de restaurar até 50 mil hectares de áreas degradadas na Amazônia, capturando cerca de 15 milhões de toneladas de carbono – o equivalente à emissão anual de 8,94 milhões de carros movidos a gasolina.

A fase inicial, piloto da iniciativa, prevê a contratação de até 5 milhões de créditos de carbono em uma área total máxima de 15 mil hectares de restauração florestal, com investimento superior a R$450MM. O objetivo é criar um mercado robusto de créditos de restauração florestal e gerar uma das maiores aquisições públicas de crédito de carbono do Brasil.

O programa adota um modelo financeiro inspirado em iniciativas de energias renováveis, com contratos de longo prazo (25 anos) pela Petrobras, a preços fixos, que permitem previsibilidade financeira para os desenvolvedores, facilitando o acesso ao financiamento do BNDES.

🔍 A Participação do Agroicone

A Agroicone, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), Imaflora e Mattos Filho, integrou o time responsável pela elaboração do edital e contrato. Nosso foco, junto com Imaflora, foi garantir os requisitos técnicos para uma restauração de qualidade, respeitando as salvaguardas socioambientais e fortalecendo a cadeia de restauração florestal. iCS foi responsável pelo apoio e Mattos Filho na assessoria jurídica.

O ProFloresta+ é um modelo inovador que combina a restauração ecológica com a descarbonização empresarial, criando oportunidades econômicas para empresas, comunidades locais e o meio ambiente.

🔍 Consulta Pública

O edital e contrato do ProFloresta+ estão disponíveis para consulta pública. Para mais informações, envie um e-mail para profloresta@petrobras.com.br.

Juntos, podemos transformar a restauração florestal na Amazônia em um motor de desenvolvimento sustentável para o futuro do Brasil e do planeta! 🌍💚

🔗Assista o lançamento do ProFloresta+

Compartilhe: