WWF-Brasil e Agroicone contribuem para a preservação ambiental do Pantanal com o Plano de Restauração para as Cabeceiras do Pantanal
O WWF-Brasil em parceria com a AEGEA e a Agroicone elaboraram o Plano de Restauração para as Cabeceiras do Pantanal, região que abrange parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, inserida predominantemente no bioma Cerrado.
O documento foi desenvolvido durante o ano de 2023, com a contribuição de instituições que atuam localmente através de oficinas participativas conduzidas pelas equipes do WWF-Brasil e da Agroicone, para ampliar a participação de atores-chave nos territórios de abrangência Plano.
Foram duas oficinas presenciais na cidade de Campo Grande (MS), com a participação total de 66 pessoas representando diferentes organizações da cadeia da restauração na região. Durante as capacitações, foi realizado o mapeamento dos atores e iniciativas em restauração dessa cadeia, para compreender de que forma eles estão organizados, como atuam na paisagem e quais são os principais desafios em suas áreas de atuação e regiões estratégicas para implementação de novas iniciativas.
Neste contexto, o Plano de Restauração para as Cabeceiras do Pantanal visou promover arranjos institucionais e co-investimentos futuros na paisagem, além de trazer recomendações para apoiar as iniciativas em restauração e incentivar novas ações para os setores dos governos federal, estadual e municipal, produtores e comunidades locais, prestadores de serviço, instituições de pesquisa e demais interessados em restaurar a paisagem das Cabeceiras do Pantanal.
Outro documento importante, também elaborado no âmbito da parceria entre as organizações, é o de Lições Aprendidas de Programas e Projetos Ambientais Implementados na Bacia do Córrego Guariroba/MS, uma região considerada prioritária para conservação pelo WWF-Brasil, em que foram analisados programas, projetos e atividades realizadas no Guariroba nos últimos 10 anos, com indicações para o ganho de eficiência no planejamento e execução de novos projetos na região.
Acreditamos que a restauração das Cabeceiras do Pantanal é um passo crucial para garantir um futuro resiliente e ambientalmente mais justo para as gerações presentes e futuras, com impactos no Cerrado e no Pantanal. Estamos ansiosos para continuar colaborando com parceiros locais, comunidades e organizações para alcançar nossos objetivos compartilhados e criar um impacto duradouro na preservação desse ecossistema vital.
Para conhecer o Plano de restauração, acesse:
https://wwfbrnew.awsassets.panda.org/downloads/lab_wwf_cabeceiraspantanal_restauracao_web.pdf
Para conhecer o documento das lições aprendidas, acesse:
https://wwfbrnew.awsassets.panda.org/downloads/lab_wwf_cabeceiraspantanal_licoes_web.pdf
As imagens são do arquivo da WWF e Agroicone.