A Agroicone participou do evento Pork Pinnacle: o auge da suinocultura, que reuniu lideranças do setor para discutir os desafios da suinocultura, abordando temas como sanidade animal, práticas sustentáveis, mercado internacional e questões relacionadas ao universo ESG (Environmental, Social and Governance).
A participação da Agroicone focou na discussão sobre a redução de emissões de GEEs e o potencial do mercado de carbono no Brasil, bem como a comprovação de atributos de sustentabilidade que se tornam cada vez mais importantes no mercado internacional. Rodrigo Lima discutiu como o setor de suinocultura pode, no futuro, ter metas de redução de emissões, dentro do mercado cap and trade, além do potencial de geração de créditos de carbono com o tratamento de dejetos para produzir biometano e energia elétrica.
Na ocasião, Lima também ressaltou a importância de agregar elementos de sustentabilidade à produção de alimentos, focando na redução de carbono e em práticas que, além de reduzir emissões, aumentam a produção de alimentos de forma sustentável. Também destacou a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no ODS 13 (Ação Climática), ODS 2 (Fome Zero) e ODS 1 (Erradicação da Pobreza).
No final, ressaltou a necessidade de qualificar a transição da pecuária brasileira, destacando a vantagem da ração de segunda safra e a agenda de redução de emissões e sanidade na produção de carne saudável para todos.