Atuamos em diversos temas ligados à políticas agrícola e ambientais relacionadas às cadeias produtivas de alimentos, energias renováveis, florestas plantadas e fibras. Por meio de análises técnicas, subsidiamos normas governamentais e avaliamos impactos de diferentes políticas, de forma a orientar empresas, entidades setoriais e organizações diante da implementação de políticas específicas.
Uma das importantes ferramentas desenvolvidas pela equipe da Agroicone é o Modelo de Uso da Terra para Agropecuária Brasileira (BLUM), um modelo econômico de análise e projeções para o agronegócio para os próximos dez ou vinte anos. Atualmente o BLUM cobre as seguintes atividades: pecuária (leite e corte), complexo soja, milho, algodão, arroz, feijão, trigo, complexo sucroenergético, carnes de frango e suína, ao passo que o módulo de floresta plantada está em desenvolvimento. Utilizando os resultados do BLUM, a equipe desenvolveu um modelo de alocação que permite avaliar a mudança do uso da terra e a expansão da agropecuária brasileira por microrregião do IBGE.
Nossa equipe está preparada para desenvolver os seguintes serviços:
- Mensurar e avaliar impactos de políticas públicas ambientais, comerciais e agrícolas, nacionais e internacionais, tais como aquelas ligadas a controle de desmatamento e adoção de tecnologias;
- Avaliação e acompanhamento de políticas de crédito agrícola;
- Projetar a participação da agricultura familiar nas cadeias do agro;
- Planos de desenvolvimento de estados e regiões;
- Programas de Regularização Ambiental (PRA).