Estudo sugere ações para desenvolvimento e mitigação de mudanças do clima

O Banco Mundial publicou um relatório que sugere políticas e alternativas para que o Brasil cumpra seus objetivos de desenvolvimento econômico e mitigação das mudanças do clima. A publicação “Brasil – Relatório Sobre Clima e Desenvolvimento para o País” teve contribuições da Agroicone para análises sobre agricultura e uso da terra de acordo com as recomendações da NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) brasileira ao Acordo de Paris, utilizando o Modelo de Uso da Terra para a Agropecuária Brasileira – BLUM.

O estudo apresenta recomendações para ações de mitigação e também os investimentos necessários para essas ações, em quatro dimensões: reformas estruturais e medidas de aumento da produtividade, políticas econômicas abrangentes para o crescimento resiliente e de baixo carbono, políticas setoriais e pacotes de investimentos, além de ações para assegurar o financiamento dos investimentos necessários.

As análises da Agroicone envolveram os temas de crédito rural, gestão integrada de riscos, Código Florestal, tecnologia ILPF (integração lavoura-pecuária-floresta), recuperação de pastagens degradadas, desmatamento, pecuária e biocombustíveis.

São recomendações elencadas no relatório pelo Banco Mundial:

Acelerar o ABC+
Aperfeiçoar o Plano Safra para ampliar a adoção das tecnologias e práticas de baixa emissão de carbono, resilientes ao clima e que aumentam a produtividade no campo.

Implementar o Código Florestal
Os agricultores precisarão de apoio com o registro e validação no CAR (Cadastro Ambiental Rural) para se adequar ao Código Florestal e ter acesso aos programas de financiamento para agropecuária.

Gestão integrada de riscos
Aprimorar os instrumentos de gestão integrada de riscos, como o seguro rural, para induzir a adoção de práticas e tecnologias de mitigação e adaptação a mudanças do clima.

Política de subsídios e isenções fiscais
Realocação desses recursos para financiar uma transição justa nos setores da agropecuária e de energia.

Financiamento privado
O Banco Mundial sugere participação do setor privado em iniciativas como agroflorestas e recuperação de pastagens degradadas para aumentar a produtividade, além de apoiar a biomassa e os biocombustíveis de segunda geração.

Leia o estudo publicado pelo Banco Mundial:

Saiba mais: leia Notas Técnicas enviadas pela Agroicone ao Plano Safra 2023-2024

Compartilhe: